Grupo de Pesquisas Aplicada à Redes de Computadores e Sistemas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Vale a pena fazer pesquisa?

Olá pessoal. Sei que criei este blog para divulgar assuntos técnicos, mas vou começar minhas postagens com uma crônica sobre os meus quase 13 anos de atuação na rede federal de educação. Espero que apreciem.
Após quase 13 anos de rede federal e após vivenciar algumas realidades de Escola Técnica Federal e de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, olho pra trás e vejo um pequeno grupo de professores, empolgados e com grandes expectativas de atuação, mas sem nenhuma estrutura a não ser as instalações prediais. Bom tempos aqueles em que tínhamos apenas um computador por coordenação de área, que aliás, eram apenas 3. Naquele tempo, aulas de laboratório eram ministradas dizendo aos alunos: “imaginem um computador...” e, embora pareça pouco eficiente, foi o período onde tivemos estudantes com maior disposição.

Lembro que, quando chegaram os primeiros computadores e foram montados os primeiros laboratórios, não havia ar-condicionado e, nos meses de agosto e setembro, vocês podem imaginar como eram as aulas. Em um tempo onde “conexão é tudo”, não tínhamos conexão com a Internet nos laboratórios e desta forma nasceu a primeira iniciativa de pesquisa na então ETF-Palmas.

A proposta era interligar o bloco dos laboratórios com o bloco administrativo, onde ficava (e aliás onde até hoje fica), nossa base de conexão com a grande rede. Não tínhamos material nem tão pouco pessoal, apenas a idéia e muito, mais muito boa intenção. Ali nascia o GERES – Grupo de Estudo em Redes e Sistemas Distribuídos. O nome do grupo já mostrava uma certa preocupação com as restrições do desenvolvimento de pesquisa nas escolas técnicas, por isso “Grupo de Estudo”.

O GERES conseguiu “animar” os estudantes da época e, com uma boa dose de dedicação e investimento pessoal (isso mesmo, usávamos equipamentos pessoais, que mas tarde foram doados à escola), conseguimos, junto com estudantes, disponibilizar a primeira rede sem fio do campus, interligando o hoje conhecido bloco 4 ao bloco 2, levando Internet aos laboratórios e, consequentemente, levando possibilidade de recursos às nossas aulas. Conseguimos uma sala para manter os equipamentos deste “projeto de interligação de blocos” (hoje a sala do telecentro) e ali começamos a desenvolver atividades extra-classe com nossos estudantes.

Mais tarde, o GERES se transformou em SOL-TO (Grupo de Desenvolvimento de Software Livre do Tocantins), ganhou sala nova e maior, mais estudantes (sempre voluntários). Hoje, o antigo GERES chama-se GREDES - Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores, agora um grupo de pesquisa registrado no CNPq e homologado pelo atual IFTO. Contamos com 5 professores, sendo um bolsista, 12 estudantes, todos com bolsas de pesquisa e uma estrutura que não deixa a desejar em nada, se comparada aos grandes centros. Além da sala do grupo, contamos com dois ambientes que funcionam como Laboratório de Redes de Computadores e como Laboratório de Telemática, além de fornecermos apoio às diversas modalidades de ensino oferecidas pelo IFTO na área de informática, que vão desde PROEJA até à pós-graduação latu-sensu.

Atualmente trabalhamos em projetos voltados a atender demandas de computação e mobilidade para os conceitos conhecidos como “Cidades Inteligentes” e “Internet do Futuro”, desenvolvendo atividades que tem gerado bons resultados, sempre publicados em bons eventos regionais, nacionais e internacionais e em periódico indexados.

Em resumo, faço esta pergunta a mim todos os dias: Vale a pena fazer pesquisa? E a resposta é sempre a mesma: VALE DEMAIS! O que temos visto é que, pesquisa não pode ser feita condicionada a recursos físicos ou financeiros e sim à vontade de descobrir, de resolver, de propôr e de mudar.

Sejam TODOS muito bem-vindos à nova fase do Grupo de Pesquisa Aplicada à Redes de Computadores e Sistemas!!!!

0 comentários :

Comente o que achou desta postagem

Receba Novidades no Email

Grupo de Pesquisas Aplicada à Redes de Computadores e Sistemas